BSNES – O emulador da nova geração! #SuperNitendo


Ok! Não é tão novo assim! Mas me apaixonei pelo emulador devido a sua qualidade! Não fica devendo nada ao Zsnes ou ao Snes 9x. A vantagem, é que além ter sido desenvolvido rapidamente, alcançou um bom nível de compatibilidade e qualidade. Segundo o Site oficial: http://byuu.org/ apenas três jogos não são compatíveis ainda:

Hayazashi Nidan Morita Shougi 1 (uses ST-0011 co-processor)
Hayazashi Nidan Morita Shougi 2 (uses ST-0018 co-processor)
SD Gundam GX (uses DSP-3 co-processor)
Fiz alguns testes preliminares  com alguns dos jogos mais críticos que eu tenho aqui: Tales of Phantasia, Star Ocean e Street Fighter Alpha 2. E,  para a minha surpresa, todos rodaram com perfeição!!!

Mas, qual a vantagem de se migrar para um emulador “novo” sendo que já existe o Zsnes e o Snes 9x? Simples! A resposta é que ambos os emuladores, apesar de serem muito bons, já são bastante antigos, e foram desenvolvidos com técnicas de programação do século passado. Isso sem contar, o fato de que praticamente não recebem mais atualizações como antes! Enquanto esse, o BSNES, foi escrito do zero, usando linguagens e algoritmos atuais, otimizado para computadores mais modernos! Ou seja, sabe como aproveitar melhor, tanto o Hardware, quanto os Softwares, da geração atual de computadores!

O resultado? Bem, temos um emulador que pode não rodar em qualquer PC, alias, para um emulador de Super Nintendo, ele é estupidamente pesado! Não espere rodá-lo dignamente, em máquinas com menos de 1GB de RAM e processadores da época Pentium 4/Athlon XP. Isso sem falar da placa de vídeo, pois o mesmo exige uma placa atual, se quiser usufruir dos filtros gráficos, diga-se, de passagem, de tirar lágrimas!

Mas o que me chamou a atenção, e me fez cair de joelhos perante ele, foi o reescalonamento, e o som! A qualidade de áudio não fica devendo ABSOLUTMENTE nada à um SNES de verdade, coisa que o Zsnes, para mim sempre pecou! E ele conseguiu pegar um jogo, originalmente desenvolvido para o antigo formato 4:3, e transformá-lo em Widescreen 16:9, sem simplesmente esticar a imagem até o limite.

Embora, ainda assim não seja perfeito, (mesmo não preenchendo tela toda) é bem melhor do que o formato Letter Box, com àquelas faixas laterais, para quem usa monitor widescreen! E você ainda pode diminuir o “zoom”, quando se está em tela cheia (Shift + 3 ou 4), ou seja, com um zoom menor a qualidade da imagem melhora, junte isso com a boa gama de filtros, e você terá gráficos, 200% melhores do que no próprio Snes!

Uma pequena Comparação:

Aqui segue uma pequena comparação gráfica:


Zsnes com o filtro Interpolação.


BSNES sem filtros em modo "janela".


BSNES com filtro HQ2x em modo "janela".

Reparem que o BSNES, sem filtro algum, fica ligeiramente melhor e mais vivo do que o Zsnes, usando o filtro de Interpolação (Que é o que se adapta melhor em fullscreen com o Scanline). Em modo janela, o filtro HQ2x é bem sutil, mas nota-se que os “traços” ficam mais definidos e evidentes. Em fullscreen, faz toda a diferença!

Comparação em Tela Cheia:

Resolução utilizada: 1440 x 900 – Formato 16:10 (Widescreen):

Zsnes com o filtro interpolação e 20% de Scanline:
http://img251.imageshack.us/img251/3528/zsnesfull.png

BSNES com filtro HQ2x com 20% de Scanline e Zoom 3x:
http://img268.imageshack.us/img268/3228/ctfull3x.png

BSNES com filtro HQ2x com 20% de Scanline e Zoom 4x:
http://img268.imageshack.us/img268/1406/ctfull4x.png

Mas como nem tudo são flores, o emulador, como já foi dito, requer uma boa máquina para rodar! Enquanto que o Zsnes e o Snes9x, eram otimizados para rodar em qualquer Pentium II, esse requer uma máquina atual e componentes recentes. Segue abaixo os requisitos. Não se assustem!

Minimum system requirements:

AMD Athlon 2600+ or Intel Core Solo
64MB RAM free
Windows port: Windows XP or later, with DirectX 9.0c or later
Recommended system requirements:

AMD Phenom II or Core 2 Duo
Video card that supports Direct3D 9.0 or OpenGL 2.0
Linux port: hardware-accelerated video driver with OpenGL or X-Video support
Bem, eu disse que era um emulador da nova geração. Se você tem uma boa máquina e queira testar e redescobrir a magia da era dos 16 Bits, não deixe de baixar o emulador! O Mais legal é que o programa está em constante atualização, então mesmo se alguma coisa não funcionar direito, ou for encontrado algum Bug, é bem provável que tão logo, uma nova versão aperaça corrigindo tais problema. Vale muito a pena!

:: Download (Site Oficial)

Artigos relacionados

Trasforme seu computador em um Super Nitendo e jogue Super Mario World entre outros

Isos para todos os consoles

Emulador de #Nitendo 64 Project64

Emulador de Nitendo DS funcionando perfeitamente

Emulando Nitendo Wii / GameCube com Dolphin Emulador

 

Fonte:

 

Anúncios