O Playstation 2 está a bastante tempo no mercado, porém a arquitetura incomum e complexa do seu processador é extremamente difícil de se emular no computador. Muitos diziam que era impossível emular bem algum jogo no PC. Porém, contrariando as previsões, uma equipe com conhecimentos absurdos de hardware, começou a desenvolver um emulador com essa difícil missão. Esse emulador se chamou PCSX2.
Ele não é novo, mas vem se desenvolvendo cada vez mais rápido. Sua última versão, a 0.9.6, roda vários games muito bem. É um emulador que vale a pena testar.
Requisitos mínimos, na minha opinião:
E2160 @2GHz ou X2 4200+
1GB de memória, 2GB em dual-channel, de preferência
VGA no nível da 8400GS/HD3450 dá conta de games leves (onboard do nível da Intel GMA950 para games 2D)
S.O.: Windows XP para DX9 ou Vista/2008 para DX10. DX10 é mais rápido e bonito.
Vamos começar!
Baixe o emulador aqui: PCSX2 0.9.6
Esse pacote foi ligeiramente modificado por mim. Coloquei algumas configurações de melhora visual, controles (dois players num teclado), speed hacks e configurações de som. Praticamente toda a parte de configuração agora não é mais necessária.
Para rodar qualquer coisa no emulador, é necessário pegar a BIOS do PS2. Para isso, pesquise no Google assim: "ps2 bios" (com aspas), e baixe. Ponha os arquivos na pasta bios do PCSX2 (você descompactou no passo anterior). Se estiver compactado, descompacte, até todos os arquivos aparecerem.
Configurando!
A dos downloads terminou. Agora vamos para a parte da configuração.
Agora, vamos escolher os plugins e a BIOS corretos. Vá em Configuração >> Configuração e deixe assim:

No caso o GSDX você escolhe a versão que você baixou, com o SSE presente em seu processador. Para descobrir o modelo de seu processador, utilize o CPU-Z:
Apenas SSE2
Athlon X2 até o Brisbane (sem L3)
Pentium 4
Pentium D
Pentium Extreme Edition
Celeron D

SSSE3

Core 2 Duo E4000 e E6000
Pentium Dual Core E2000 e E5000
Celeron 400
Core 2 Quad Q6000
SSE4
Athlon X2 Kuma
Athlon X4
Phenom X3 e X4
Core 2 Duo E7000 e E8000
Core 2 Quad Q8000 e Q9000
Agora vamos configurar o GSDX.
Ele tem dois modos: GSDX9 e GSDX10. O GSDX9 é, como o nome sugere, baseado no DirectX9. Ele é próprio para se usar no Windows XP. O GSDX10 é baseado no DirectX10, é melhor opção para usar no Windows Vista e no Windows 2008. Escolha o referente ao seu sistema e clique em Configurar.
GSDX9
Se você usar Windows XP, ou usar o Vista e sua placa de vídeo for DirectX 9, o plugin a ser usado é o GSDX9. Para isso, abra a configuração do plugin gráfico, e em Renderer, escolha Direct3D9 (Hardware).
GSDX10
Se usar o Windows Vista e placa de vídeo DirectX10 ou 10.1, há mais um modo diferente, baseado no DirectX 10. Ele demanda mais trabalho pra VGA, e diminui o gargalo por parte do processador. O resultado é maior performance e melhor qualidade de imagem. Para ativar esse modo, abra a configuração do plugin gráfico, em Renderer escolha Direct3D10 (Hardware):

Escolha a versão do DirectX a ser utilizada
Nos dois é possível alterar o modo de texture filtering. Marcado completamente significa que o GSDX fará a filtragem máxima de textura. Produz imagens com qualidade perceptivelmente melhor, mas necessita de uma VGA razoável para isso não limitar o desempenho. Marcado parcialmente (cinza) é o meio-termo, ideal para VGA´s onboard, como a GMA 3100. Não estando marcado, o PCSX2 vai ficar sem texture filtering, o que vai degradar bastante a qualidade de imagem. Geralmente não é uma boa opção não utilizar essa função.
Anti-aliasing no GSDX:
Um detalhe muito importante sobre o GSDX é que ele permite a você colocar resoluções personalizadas. Isso ajuda você a ganhar performance ou qualidade. No D3D Internal res você coloca a resolução desejada, como no screenshot:

No pacote que eu disponibilizei, a resolução interna está em 1024×1024, mas você pode usar resoluções maiores ou menores, conforme o desempenho e a qualidade que desejar. Se ficar muito lento, marque a caixa "Native", que irá usar a resolução padrão, que é mais rápida (porém com qualidade inferior).
Plugins configurados, vamos para a última etapa de configuração: configurando o PCSX2!
O PCSX2 tem algumas opções bem práticas para ativar.
Cartões de memória
São os tradicionais Memory Cards. O PCSX2 os emula, de forma que você pode jogar e salvar seu jogo como se estivesse num PS2 tranqüilamente.
Para configurá-los, vá em Configuração >> Cartões de memória.
Na parte do Cartão de memória, clique em Selecione o Mcd, abra a pasta memcards (é bem possível que já abra nela) e selecione o arquivo mcd001.ps2. Faça o mesmo com o cartão de memória 2, só que selecione o mcd002.ps2. Clique em Format Mcd em ambos, para formatar os "memory cards", e pronto.
Os Speed Hacks vão configurados corretamente pra maioria dos jogos, não precisando de configuração.
O PCSX2 lê os jogos a partir de imagens ISO. Eu recomendo o CDBurnXP Pro para gravar os jogos em ISO. Grave o DVD em ISO, abra o PCSX2, clique em Ficheiro >> Executar CD/DVD, abra a imagem ISO e pronto! Jogue!
Claro, alguns jogos não rodarão, afinal, a emulação de PS2 ainda não está nem perto da perfeição, mas vários jogos já rodam bem, inclusive títulos novos. Poste aqui os que rodarem bem, e os que não rodarem também, para avisar outros users!

Fonte: Guia do Hardware
Créditos: Dan Jacques

About these ads